Exatto Avatim


É um grande desafio construir um único programa de software que supra as necessidades do departamento financeiro, assim como dos trabalhadores da produção também do depósito e é isso que o Exatto Avatim faz. Cada um desses departamentos, tipicamente, possuem seu próprio sistema de computador, cada um aperfeiçoado para cada necessidade, para a forma de trabalho de cada departamento. O Exatto Avatim combina todos eles juntos em um só programa de software integrado que trabalha com um banco de dados comum utilizando o conceito de ERP, Dessa forma, os vários departamentos podem mais facilmente dividir informações e se comunicar entre si.

Essa abordagem integradora pode dar um grande retorno financeiro se o processo for seguido adequadamente, pegue o pedido de um cliente como exemplo: tipicamente, quando um cliente faz um pedido, aquele pedido começa uma jornada em papel, de um lugar para outro na empresa, sendo digitado e redigitado em vários computadores ao longo do caminho. Toda essa jornada causa atrasos e perdas de pedidos, e cada digitação, em um diferente sistema, é convidativo a erros. Ao mesmo tempo, nenhuma companhia sabe realmente em que estágio um pedido se encontra em um determinado momento porque não há como o departamento financeiro, por exemplo, entrar no computador do depósito para ver se o item foi embarcado. "Você terá que ligar para o depósito", é a resposta familiar dada aos frustrados consumidores.

Visão Geral

O sistema de gestão empresarial Exatto Avatim é composto de módulos integrados para informatização das diversas áreas de uma organização. São módulos que podem operar isoladamente, permitindo crescimento gradativo na informatização. O Exatto Avatim atende às áreas de Suprimentos, Vendas, Produção, Custos, Qualidade, Serviços, Financeiro.

Características / Benefícios

• Módulos Totalmente Integrados.

• Multi-usuário.

• Multi-plataforma.

• Help on-line.

• Integração com a Internet(E-Comerce).

• Integração com MS Office(Exportação de Dados).

• Escalabilidade.

• Rapidez no acesso às informações.

• Adaptações personalizadas.

• Racionalização dos processos.

• Estabilidade.

• Pré-visualização com possibilidade de reformatação dos relatórios e impressão em arquivo.

• Ótima relação custo x benefício.

• Acesso por senhas.

• Segurança e integridade na base de dados.

• Configuração do menu por usuário.

• Acesso a Banco de Dados Cliente Servidor(Com opções de bases de dados gratuitas).

• Disponibilização das informações para ferramentas de terceiros.

Suprimentos

A administração eficiente das compras com total controle sobre os preços através de metas (target price), associados ao prazo de atendimento e qualidade, permite um perfeito gerenciamento, com retorno direto sobre o lucro da empresa. O acompanhamento minucioso do histórico dos fornecedores com metodologia para determinar a sua qualificação, atende aos requisitos das normas ISO 9000, no que diz respeito à avaliação de fornecedores. Compras com pagamentos antecipados também são facilmente gerenciadas.

O recebimento de materiais controla as entradas, alertando sobre quaisquer divergências. Os estoques são gerenciados pelos extremos de estocagem (mínimo / reposição / máximo), manual ou automaticamente, com configuração adaptável à política da empresa. Permite armazenamento em inúmeros depósitos. Efetua o gerenciamento de materiais de terceiros. Permite o controle por lote (recebimento / fabricação) em todos os níveis de movimentação. Efetua o controle de similaridade (ítens alternativos), no Módulo de compras é possivel gerenciar o processo de compra desde a sua solicitação, passando pelo Pedido de Compra até a Recepção do Material, a Nota Fiscal de Entrada.

O processo de Compra está integrado com o Módulo Financeiro que de acordo com a Natureza da Operação da Nota Fiscal de Entrada e a Condição de Pagamento do Pedido de Compra são gerados automaticamente os Títulos a Pagar Correspondentes. A gestão de Suprimentos contempla os módulos de Compras, Controle de Estoques e Recebimento.

Comercial

Administra a gestão do processo de vendas. Emite orçamentos, possui aprovação de pedidos, efetua análise de crédito do cliente, permite efetuar recebimentos financeiros antecipados.

Gerencia lista de preços associadas ao cliente, produto, unidade de medida e data de vigência, com manutenção das listas de acordo com os reajustes efetuados. Emite pedidos de venda personalizados. Permite o gerenciamento de vendas e comissões permitindo analise de rentabilidade de produtos, curva ABC de clientes e resumo de vendas. O controle de Faturamento está presente no módulo comercial do Exatto Avatim, permitindo ao usuário o gerenciamento e a emissão de Notas Fiscais de Saída personalizadas. O Módulo Comercial está totalmente integrado com o módulo de Estoque, tornando assim transparente o controle de estoque automático no decorrer do faturamento dos pedidos, fazendo assim com que o sistema gerencie pendências de estoque e as suas devidas movimentações na saída do produto. O processo Comercial também está devidamente integrado com o Módulo Financeiro, sendo assim ao Faturar um pedido, de acordo com a Natureza da Operação da Nota Fiscal e a Condição de Pagamento do mesmo, são geradas automaticamente os títulos no financeiro.

Produção

A partir das Ordens de Produção, pode-se desencadear o processo de produção fabril de um produto. É possível acompanhar, controlar e, se necessário, rastrear até a origem todas as atividades que transformam ou transformaram materiais e componentes em produtos acabados. Permite visualização por relatórios e gráficos, da posição de carga (alocação de recursos) de determinados setores produtivos ou mesmo de toda a unidade fabril, disponibilizando informações de sobrecarga / ociosidade. Gera o Gráfico de Gantt contemplando a rota das ordens de produção por máquina, setores etc. Os módulos de Engenharia e PCP (Planejamento e Controle da Produção) proporcionam estas facilidades, além de estar totalmente integrado com o módulo de Estoque, proporcionando ao usuário com extrema facilidade efetuar previsões de produção e detectar possivéis faltas de estoque.

Custos e Preço de Venda

Através do método de Custeio Padrão, os custos de fabricação são determinados e baseados na estrutura de produtos. A “explosão” da estrutura permite identificar a composição de materiais e processos a qualquer tempo e sem limite de níveis. O Preço de Venda é formado pela composição do Total Operacional (determinado por Custos) mais a aplicação do mark-up. Pode-se a qualquer momento, efetuar simulações com diversas margens e prazos. A ficha de custos demonstra, numa única página, toda a composição utilizada para a formação do preço. Permite também a emissão de informações relativas à análise de rentabilidade, por produto ou classes de produtos, cliente, estado.

Financeiro

Gerencia as operações financeiras da empresa através dos módulos: Contas a Pagar, Contas a Receber, Caixa e Bancos e Fluxo de Caixa. Administra os pagamentos e recebimentos antecipados. Efetua programação e liberação de pagamentos. Integra-se a diversos bancos. Através dos módulos de Cobrança e Pagamento Escritural, efetua baixas automáticas. Permite lançar previsões e gerencia provisionamentos. O módulo Financeiro permite ao usuário gerar graficos do Fluxo de Caixa, flexionando a analise do balanço por parte do administrador. O Módulo Financeiro também controla redesconto de títulos, títulos em carteira, cobrança bancária(CNAB), pagamento de títulos com baixa de títulos a receber, além de diversas previsões de saldo a pagar e integração total dos títulos a pagar e receber com o movimento bancário.

Qualidade

O módulo de Qualidade é responsavél por controlar os processos que garantem o sistema da qualidade de acordo com as normas ISO9000, ou seja, o processo de aferição de equipamentos, homologação de produtos e fornecedores, inspeção de recebimento, controle de documentos e estatisticas de defeitos ocorridos na produção. O módulo de Qualidade funciona integrado com o módulo de Estoque e o Módulo de Produção.

Serviços

O Controle de Serviços permite gerenciar as Ordens de Serviço e o Faturamento de Notas Fiscais de Serviços. O Módulos de Serviços controla processos de assistencias técnicas , oficinas, proficionais liberais prestadores de serviço, etc. O acompanhamento do produto no qual é realizado o serviço é totalmente coberto pelo sistema, o que permite saber quantas vezes o produto já sofreu manutenção se ainda pode ser utilizado a garantia, etc. O Módulo de Serviços Gerencia os equipamentos de produção própria que estão em prazo de garantia, o que proporciona um controle pós fabricação.